centro de processamento de dados (CPD)
Com o advento da computação moderna, entre o fim do século XIX e começo do século XX, começou-se a precisar de mais espaço físico para os computadores. Aproveitando-se da disponibilidade da energia elétrica, universidades, empresas e outros tipos de organizações instalavam seus primeiros computadores. Os primeiros computadores eram responsáveis por ler e gravar dados com a tecnologia da época.
Também conhecido como data center, a central de processamento de dados é um local onde estão concentrados os sistemas computacionais de uma empresa ou organização, como um sistema de telecomunicações ou um sistema de armazenamento de dados, além do fornecimento de energia para a instalação.
Abaixo seguem as características, consequências (a nível operacional) e resultados dos casos reais da Domus. Ao final, é possível ter acesso ao relatório de consumo com demonstrações reais de investimento, retorno sobre investimento (ROI) e demais vantagens proporcionadas pela solução.
CARACTERÍSTICAS
Local onde a segurança é primordial, onde são armazenados os dados da empresa.
A temperatura é ums dos parâmetros controlados para que haja um bom funcionamento dos equipamentos.
PROBLEMAS E LIMITAÇÕES
Comum redundância na refrigeração da sala: Normalmente com 2 (ou mais) ar condicionados ligados ininterruptamente, visto que é primordial uma temperatura controlada no ambiente.
Maior consumo de energia que o necessário.
Necessidade de visita frequente de colaborador responsável: caso a temperatura fique elevada, é necessário descobrir a falha e tomar decisões rápidas para evitar prejuízos tanto em relação a processos como dos equipamentos.
RESULTADOS DA SOLUÇÃO
Economia elétrica promovida pelo uso de apenas um aparelho condicionador de ar por vez.
Aumento de vida útil de ar condicionados por consequência de um revezamento de utilização.
Maior controle de temperatura.
Alerta de temperatura configurável através da própria plataforma.
Controle e monitoramento remoto do ambiente.